Copa Rio 1951: Fifa oficializa Palmeiras como o 1º clube campeão mundial

Copa Rio 1951: Fifa oficializou o Palmeiras como o 1º clube campeão mundial, os detalhes e bastidores foram divulgados na íntegra em 2024.

Copa Rio 1951: Fifa oficializou o Palmeiras como o 1º clube campeão mundial, os detalhes e bastidores foram divulgados na íntegra em 2024. Depois de uma longa espera, uma ata divulgado pela própria entidade confirmou o reconhecimento que o torneio é considerado Campeonato Mundial de times.

Não é de hoje que a própria Sociedade Esportiva Palmeiras já confirmava que era o primeiro campeão mundial e homologou em seu uniforme desde 2017, uma estrela vermelha em cima do seu uniforme em homenagem ao título da Copa Rio de 1951.

Vale ressaltar que o torneio foi organizado pela antiga CBF, a CBD, junto com a chancela da Fifa e contou com duas edições que foram realizadas na época e no total de 8 clubes. Na época, o sistema de realização foi de grupos e eliminatórios.  Em 1951, o Palmeiras ganhou o torneio e a outra edição chancelada pela entidade foi de 1952, na qual o Fluminense conquistou o torneio.

No entanto, as outras edições que ocorreram da Copa Rio em anos seguintes, por exemplo, não contaram com o aval final da Fifa naquela época. Com isso, o Verdão pleiteava o reconhecimento de seu campeonato mundial desde 2014, quando na época o antigo ministro do esporte, Aldo Rebelo, conseguiu a tradução da ata da entidade que confirmava que o SEP era o 1º campeão mundial.

Em 2020 e 2021, quando o Palmeiras disputou o Mundial de Clubes, a própria Fifa chegou a exaltar em seu site oficial sobre o título conquistado pela Alviverde em 1951. Na matéria, a entidade classificou a conquista palmeirense como “Super heróis verde”, quando detalhou sobre o clube palmeirense ter ganhado a taça na época e classificou o formado na época como campeonato.

Copa Rio 1951
Copa Rio de 1951: Fifa oficializou o Palmeiras como o 1º clube campeão mundial, os detalhes e bastidores foram divulgados na íntegra em 2024. Foto: Reprodução/ ESPN

Copa Rio 1951: Fifa oficializa Palmeiras como o 1º clube campeão mundial

Em seu museu de títulos, o clube tem um espaço especial com relação ao título da Copa Rio de 1951, que classifica o título como o 1º Campeão Mundial interclubes na época e exaltou a taça que foi organizada pela antiga CBD, que hoje é a CBF, junto com a chancela da FIFA. Naquela ocasião foram duas edições que a entidade organizou a de 51 e também a de 52, na qual o Fluminense conquistou.

Neste sábado, o Palmeiras fez um evento no clube para celebrar o documento da Fifa que oficializou o título mundial de 1951 e foi muito comemorado pela SEP que exaltou a sua história. Na ocasião, o clube não tinha a ata da FIFA que contava com o aval entidade que foi sob um intermédio de Aldo Rebelo, antigo ministro do esporte do Brasil em 2014.

Na época chegou a ser escrito na ata em uma placa nas mãos do clube alviverde e divulgado para a imprensa: “A ata da Fifa, que foi oficializado em 7 de junho de 2014, que reconheceu a Copa Rio de 1951 como o 1º Mundial de clubes. Sociedade Esportiva Palmeiras. Vencedor”, diz a placa na qual o clube foi oficializado na íntegra.

https://twitter.com/futebol_info/status/1763924196717924583

Confira mais notícias do Palmeiras

  • CLIQUE AQUI para entrar no canal de WhatsApp com notícias do Palmeiras. Não esqueça de clicar no sininho para seguir as notificações
  • CLIQUE AQUI para entrar no grupo de Telegram com notícias do Palmeiras

Siga o É GOOL nas redes sociais: TwitterInstagram, e Facebook.

Para melhorar sua experiência na internet, o site usa cokies a fim de lhe enviar anúncios relevantes, você aceita este acordo? Aceito Leia mais