O zagueiro Vitão se tornou um dos principais nomes do Inter de Roger Machado. O defensor, de 25 anos, chegou desconhecido há quatro temporadas, em 2022, inicialmente por empréstimo junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas demonstrou solidez para se firmar no time gaúcho.
Em alta após conquistar o título do Campeonato Gaúcho diante do Grêmio, o zagueiro, que sonha com oportunidade na Seleção Brasileira, é cobiçado por gigantes do futebol brasileiro, além de estar na alça de mira de equipes da Europa.
Zagueiro do Inter ficou próximo da Europa
Ao longo de 2024, o zagueiro ficou próximo do Real Betis, da Espanha. A negociação entre o Betis e o Internacional por Vitão foi cheia de reviravoltas. Inicialmente, parecia que tudo estava encaminhado para a transferência, com Vitão até sendo liberado de um jogo do Inter para agilizar os trâmites. No entanto, o Betis alterou a estrutura da proposta nos momentos finais, o que desagradou a diretoria colorada e acabou frustrando o negócio.
O Betis, preocupado com questões de fair play financeiro, acabou contratando outro zagueiro brasileiro, Natan, que estava no Napoli. Enquanto isso, Vitão retornou ao Inter e foi reintegrado ao elenco, mas o clube não descarta uma possível venda futura, já que busca equilibrar as finanças.

Após isso, Napoli demonstrou interesse em contratar o zagueiro do Internacional, e chegou a apresentar uma proposta de 7 milhões de euros (cerca de R$ 42,7 milhões) por 100% dos direitos econômicos do jogador. No entanto, o Internacional, que detém 80% dos direitos, considerou o valor abaixo do esperado. O clube gaúcho estabeleceu um preço mínimo de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 61,6 milhões) para iniciar negociações.
O interesse de Flamengo e Palmeiras
Além dos espanhóis e dos italianos, já no início de 2025 foi a vez do interesse de equipes brasileiras virar pauta nos bastidores.
O Flamengo, que ainda tem uma dívida a receber do Colorado pelo volante Thiago Maia, e o Palmeiras, onde Vitão iniciou sua carreira, abriram os olhos para o zagueiro. Em entrevista ao site Globo Esporte, o defensor se manifestou sobre as especulações.

Diante do interesse do Flamengo, Vitão conversou com os dirigentes do Inter e expôs sua intenção de permanecer na equipe gaúcha, com o objetivo de conquistar títulos no Clube.
“Para ser sincero, não houve nada concreto, não teve proposta enviada. Vi que vazaram algumas coisas. Eles até queriam abater a dívida pelo Thiago Maia. Conversei com o D’Alessandro (diretor esportivo) e o (André) Mazzuco (executivo) e falei que estava feliz e meu sonho era conquistar grandes coisas aqui. Foi uma conversa bem aberta. Graças a Deus mantive o foco e conseguimos essa conquista muito importante“, revelou.
Já com relação às especulações envolvendo o Palmeiras, o zagueiro conversou com seus agentes sobre o tema. Segundo ele, os valores colocados em pauta pelo time paulista não agradaram. O defensor sinalizou que somente deixará Porto Alegre em caso de um bom negócio para o Inter.

“Teve também uma especulação do Palmeiras. Entrei em contato com meus empresários, mas não chegou a se concretizar nada. Foi mais uma especulação. Os valores não agradaram. Disse que o Inter estava em primeiro lugar. Nunca faria algo bom para mim sem ser bom ao Clube“, acrescentou.