O Corinthians não irá para a disputa da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025. Na noite da última quarta-feira (12), o Timão venceu o Barcelona de Guayaquil, do Equador, pelo placar de 2 a 0, na Neo Química Arena, mas não conseguiu reverter a derrota sofrida longe de casa.
Após perder por 3 a 0 em solo equatoriano, o Corinthians acabou eliminado na terceira e última fase da pré-Libertadores. A eliminação aumentou as críticas da torcida ao trabalho do técnico Ramón Díaz e, também, ao elenco alvinegro.
O futuro de Ramón Díaz no Corinthians
Logo depois do segundo confronto com o Barcelona-EQU, o presidente alvinegro, Augusto Melo, conversou com a imprensa e respondeu sobre o futuro de Ramón Díaz. Apesar da eliminação inesperada, o dirigente bateu o martelo e garantiu a continuidade do comandante argentino no Clube.
“Segue. É o nosso treinador até final do ano. Depois vamos avaliar”, bancou Augusto Melo.

O presidente fez uma análise positiva do Corinthians no segundo jogo contra o Barcelona-EQU. Na visão dele, a eliminação foi decidida por conta do péssimo resultado obtido pelo time no primeiro duelo, longe de casa.
“Fizemos um bom jogo hoje, o resultado não foi o que queríamos. Nós tivemos um problema lá, no jogo de ida, fomos eliminados lá, não hoje. Futebol é isso. A gente já tem outra final no domingo, temos que se preocupar com isso. Nossa obrigação agora é trabalhar”, avaliou.
Foco no Paulistão
Eliminado da Libertadores, o Corinthians agora foca todas as suas atenções na final do Campeonato Paulista. No domingo (16), o Timão visita o Palmeiras, no Estádio Allianz Parque, a partir das 18h30min (horário de Brasília), pelo primeiro jogo da decisão.
O segundo jogo da final também já tem data para acontecer e, inclusive, contrariou uma decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para evitar prejuízos técnicos com convocações durante a Data Fifa, Corinthians, Palmeiras e Federação Paulista de Futebol (FPF) agendaram a partida da volta para 27 de março, quinta-feira. A data extrapola em um dia o limite definido pela CBF para os estaduais, visto que o Campeonato Brasileiro irá iniciar no sábado (29).