O Palmeiras está “em apuros” no Campeonato Paulista de 2025. Com apenas mais duas rodadas pela frente para o encerramento da primeira fase, o Verdão aparece fora da zona de classificação para as quartas de final e não depende apenas de suas forças para seguir vivo na luta pelo título.
Acumulando 17 pontos, o Palmeiras está na terceira posição do Grupo D. O líder é o São Bernardo, com 22 pontos, seguido pela Ponte Preta, que soma 19. As últimas partidas do Alviverde na primeira fase serão diante de Botafogo-SP, na quinta-feira (20), no Allianz Parque, e Mirassol, no domingo (23), no Maião.

Palmeiras sugeriu mudança no Paulistão
Correndo o risco de ficar de fora do mata-mata, o Palmeiras se movimentou, antes do início do Estadual, para tentar mudar a fórmula de disputa do torneio. Com a pontuação atual, o time seria líder em qualquer outro grupo, exceto o A, visto que o Corinthians está na primeira posição com 26 pontos.
Segundo informações publicadas pelo site Trivela, em congresso técnico, o Palmeiras sugeriu que os primeiros colocados de cada grupo avançassem ao mata-mata ao lado dos quatro melhores pontuadores, independente da chave. O Clube também propôs um modelo onde se classificassem os oito melhores times, sem levar em conta os grupos – nenhuma equipe acatou as sugestões.
“Volto a reforçar: tomei uma decisão no início do ano que nas minhas contas teríamos os mesmos pontos, mais dois pontos ou menos dois. Acho que merecíamos ganhar do Corinthians, mas não conseguimos. Os 17 pontos que temos em todos os grupos dava para passar. Vamos fazer o que nos compete até o fim e esperar o que tem que acontecer (…) Se calhar esse título é muito mais importante e tem mais peso para Corinthians, Santos, que não ganham há muito tempo, do que para o Palmeiras, mas isso não significa que a nossa ambição não seja entrar para ganhar, como foi hoje. Infelizmente os pontos que temos, dava para passar fácil em outros grupos. No nosso, dependemos de resultados de terceiros. Será que se deve mudar no regulamento? É o que é. Podemos ficar fora ou passar. Vamos trabalhar em cima do que devemos, que é ganhar nossos jogos. Os 17 pontos não são suficientes para passarmos”, lamentou Abel Ferreira após o empate com o São Paulo.

Palmeiras segue focado no título
Apesar das tentativas frustradas de mudar o regulamento da competição e das dificuldades para avançar no Grupo D, o Verdão não deixa de sonhar com a conquista de mais um título do Paulistão.
“Em momento nenhum deixei de dizer que temos ambição de ganhar o quarto (título). Com os pontos que temos, estaríamos classificados em todos os grupos. Infelizmente em função do regulamento e do belo desempenho dos nossos adversários do grupo, estamos dependendo de resultados de terceiros. Não vou alterar. No ano passado ganhamos essa competição, mas muitos esquecem e dizem que o Palmeiras não ganhou nada. Não sou eu que descredibiliza essa competição porque me dá o mesmo trabalho”, completou Abel Ferreira.