O Palmeiras tem apenas mais dois jogos pela frente para se recuperar no Campeonato Paulista de 2025. Atualmente na terceira colocação do Grupo D, o Verdão volta a campo no meio de semana e, além de vencer, precisa torcer para um rival se quiser voltar à zona de classificação.
Neste momento, o time comandado por Abel Ferreira aparece com 17 pontos contra 19 da Ponte Preta, que está na segunda posição, e 22 do líder São Bernardo. Na rodada passada, após o empate sem gols da Macaca com o Botafogo-SP, o Palmeiras precisava apenas de uma vitória contra o São Paulo para subir na tabela, mas não saiu do 0x0.
Agora, o Verdão terá que torcer, justamente, para o rival tricolor, que enfrenta a Ponte Preta, nesta quarta-feira (19), além de vencer o Botafogo-SP, na quinta-feira (20), para voltar à zona de classificação. Um empate da equipe de Campinas com o São Paulo será o suficiente para o Palmeiras, em caso de vitória em casa, chegar à mesma pontuação e ficar na frente por conta dos critérios de desempate.

Palmeiras pode ficar 1 mês sem entrar em campo
Após os confrontos do meio de semana, o Palmeiras irá disputar sua última partida na primeira fase no domingo (23), diante do Mirassol, longe de casa, enquanto a Ponte Preta, principal adversário direto neste momento pela classificação, vai receber o Red Bull Bragantino.
Caso não consiga sua classificação entre os dois primeiros colocados do Grupo D, o Verdão vai ficar mais de um mês sem disputar um jogo oficial. A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, que ainda não foi desmembrada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está agendada para ocorrer entre os dias 29, 30 e 31 de março – na estreia, o Palmeiras vai encarar o Botafogo.
Por outro lado, em caso de vaga nas quartas de final, o time alviverde vai para a disputa do mata-mata, que terá início pelas quartas de final em 1º de março.

O que diz Abel Ferreira sobre a possível eliminação?
Logo após o empate em 0 a 0 com o São Paulo, o técnico português foi questionado sobre a possível eliminação do Palmeiras. Abel Ferreira, mais uma vez, lamentou a fórmula de disputa do torneio, algo que o Palmeiras tentou alterar antes do início da competição (saiba detalhes) e afirmou não ter certeza se a queda na fase inicial seria algo bom ou ruim para o time.
“Não sei o que vai acontecer. Temos 17 pontos, estaríamos classificados em todos os grupos, menos nos nosso. No grupo do São Paulo, seríamos os líderes. O que vocês querem que eu diga? Querem falar mal do Palmeiras, podem falar, estamos habituados a lutar contra tudo e contra todos. É para isso que temos que nos preparar dentro do CT, dentro da nossa estrutura, porque, desde que estou aqui, ninguém nos dá nada. Temos que arrancar do nosso corpo, temos que extrair da nossa terminação, da nossa resiliência. (Se for eliminado) Vamos ter mais tempo para treinar, isso é fato. O impacto que isso vai ter, não sou adivinho. Gostaria de responder, mas não sei”, comentou.