Abel Ferreira espalha mensagens de virada e lembra Champions para motivar o Palmeiras
Técnico usou murais, quartos dos jogadores e vídeos de remontadas históricas para preparar a equipe para a classificação.
31/10/2025 - 21:08
Felipe Lemos
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, adotou uma preparação psicológica intensa para o jogo de volta contra a LDU Quito, usando motivação visual e referências a grandes viradas do futebol. Mensagens como “90 MINUTOS É O TEMPO DA GLÓRIA ETERNA” foram espalhadas em quartos, vestiários do Allianz Parque — e até no da LDU — como parte de uma estratégia para inspirar o elenco antes de mais uma batalha continental.
Nas semanas anteriores ao duelo, Abel usou murais no CT com listas de remontadas históricas e reproduziu a virada do Barcelona sobre o Paris Saint‑Germain (0x4 para 6×1) como exemplo de mentalidade e superação.
O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do Mirassol FC, durante partida válida pela décima quarta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Abel Ferreira espalha mensagens de virada e lembra Champions para motivar o Palmeiras
Segundo apuração do portal UOL Esporte e do canal PVC, o Palmeiras viveu uma atmosfera de decisão desde a chegada ao estádio.
Frases fixadas acima de relógios nos vestiários — “90 MINUTOS É O TEMPO DA GLÓRIA ETERNA” e “SOMOS O TIME QUE FAZ O DIFÍCIL ACONTECER” — foram parte do plano de Abel Ferreira. O mentor motivacional envolvido no processo é Tiago Costa, que também colaborou com o livro “Cabeça Fria, Coração Quente”, assinado pelo técnico.
Ainda de acordo com as fontes, Abel projetou vídeos de grandes viradas europeias e promoveu palestras sobre mindset de campeão para que os jogadores internalizassem a crença de que “remontadas são possíveis”.
Palmeiras vive momento de virada e Abel reforça mentalidade vencedora
O trabalho de Abel reforça a filosofia de que o Palmeiras não joga apenas com talento técnico, mas com força mental e união obsessiva por resultados. A equipe chegou à semifinal com desvantagem, e a montagem de foco e crença foi parte essencial da preparação. Agora, a expectativa é que esse tipo de abordagem se traduza em entrega nos 90 minutos e em acreditar até o apito final.
Sobre o autor
Felipe Lemos
Jornalista formado na Ulbra, 35 anos, com passagens pelo Torcedorescom, 90 min e com experiência no mercado da bola.