José Boto esclarece fala e reforça: “Flamengo tem a obrigação de lutar por todos os títulos”
Diretor de futebol negou que o clube tenha priorizado o Brasileirão e afirmou que o elenco é forte para disputar todas as competições.
07/10/2025 - 15:47
Felipe Lemos
O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista ao jornal Record, de Portugal, e esclareceu a polêmica sobre uma suposta prioridade do clube em relação ao Campeonato Brasileiro. Segundo o dirigente, suas declarações anteriores foram mal interpretadas e não significam que o clube tenha abandonado outras competições.
A repercussão surgiu após Boto afirmar que o Brasileirão era “mais fácil de planejar” do que torneios de mata-mata, como a Libertadores e a Copa do Brasil. A fala gerou críticas entre torcedores e comentaristas, mas o dirigente garantiu que o Flamengo segue comprometido em todas as frentes.
José Boto questiona arbitragem e insinua favorecimento ao Palmeiras: “Isso não me cheira bem”
“Fomos mal entendidos”, diz José Boto
Durante a entrevista, Boto explicou o contexto da declaração e destacou a imprevisibilidade das competições eliminatórias, reforçando que o clube tem elenco para competir por todos os títulos.
“Tanto eu como o presidente fomos mal entendidos nesse aspecto. É mais fácil planear bem uma competição de pontos do que uma competição eliminatória como uma Libertadores ou mesmo a Copa do Brasil. Nestas competições, mesmo que você jogue bem, e na minha opinião, fomos superiores ao Atlético Mineiro nos dois jogos e acabamos por perder nos pênaltis. Isso acontece, e é mais imprevisível colocar todas as fichas numa competição eliminatória. Isso não me parece razoável. O Flamengo tem a obrigação de lutar por todos os títulos e neste momento tem plantel para o fazer”, afirmou o dirigente.
Flamengo segue vivo em todas as competições
Mesmo com o tom de autocrítica, José Boto ressaltou que o clube atravessa um momento sólido sob o comando de Filipe Luís. O Rubro-Negro está na briga pela liderança do Brasileirão, classificado para as semifinais da Libertadores, e segue com bom desempenho em campo.
Nos bastidores, a diretoria entende que a profundidade do elenco permite ao time disputar em alto nível as principais competições da temporada, algo que o próprio Boto reforçou ao final da entrevista.
Sobre o autor
Felipe Lemos
Jornalista formado na Ulbra, 35 anos, com passagens pelo Torcedorescom, 90 min e com experiência no mercado da bola.