Flamengo

Clubes da Libra se mobilizam para excluir o Flamengo do bloco após ação judicial

Movimento interno ganhou força após o Rubro-Negro bloquear repasses do contrato de TV; dirigentes estudam base legal para retirada.

A crise entre o Flamengo e os clubes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) atingiu um novo patamar. Segundo informações do UOL Esporte, dirigentes das equipes filiadas à Liga estão estudando o Estatuto da entidade para avaliar a exclusão do Flamengo do grupo após a ação judicial movida pelo clube, que bloqueou o pagamento de uma parcela referente ao contrato de direitos de transmissão.

A informação foi confirmada por Marcelo Teixeira, presidente do Santos, que revelou a existência de um movimento interno de insatisfação com a postura do Rubro-Negro.

+ Jornalista diz que Brasileirão está “manchado” e manda recado a Flamengo e Cruzeiro

Clubes da Libra se mobilizam para excluir o Flamengo do bloco após ação judicial
Bap revela dilema do Flamengo e adia sonho do estádio próprio para 2036. Foto: Divulgação

Clubes da Libra se mobilizam para excluir o Flamengo do bloco após ação judicial

Em entrevista ao portal, o mandatário santista afirmou que existe uma articulação entre alguns clubes para discutir as medidas cabíveis contra o Flamengo.

“Há uma intenção de exclusão do Flamengo da Libra, devido a essa gravíssima atitude de querer mudar as regras durante o jogo. Essa iniciativa não partiu do Santos, mas existe um movimento interno de estudos para isso”, afirmou Marcelo Teixeira, em fala reproduzida pelo UOL Esporte.

A fala repercutiu imediatamente entre representantes da Liga e dirigentes de clubes como Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Grêmio, que já haviam se manifestado de forma crítica à ação do Flamengo.

+ Alerta no Flamengo! Bruno Henrique pode ser suspenso pela Conmebol

Entenda o impasse

O Flamengo ingressou com uma ação judicial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pedindo o bloqueio de repasses da Libra no valor de R$ 77 milhões. O clube contesta os critérios de distribuição de receitas do contrato com a TV Globo, alegando que a atual fórmula é injusta e beneficia desproporcionalmente alguns participantes.

A decisão gerou forte reação nos bastidores. Dirigentes da Liga consideram o movimento uma quebra de confiança coletiva e temem que a disputa judicial afete as negociações do próximo ciclo comercial da competição.

+ Jornalista argentino menospreza Flamengo em tom irônico e gera reação nas redes: “Eles jogam andando”

Bastidores e consequências políticas

Nos bastidores, o movimento é visto como mais político do que jurídico. Parte dos clubes entende que o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), busca rever acordos firmados na gestão anterior, de Rodolfo Landim.

A Libra, por sua vez, avalia que a ação do Flamengo pode atrasar planos de unificação com a Liga Forte União, o que comprometeria o projeto de uma liga única nacional.

Enquanto isso, o Flamengo mantém silêncio público, mas internamente sustenta que sua ação busca transparência e equilíbrio financeiro.

Siga o Flamengo no nosso Canal do WhatsApp

Receba as notícias do egool direto no seu WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.

Entrar no CanalOficial do egool.com.br