Um dos jogadores mais experientes do elenco do Flamengo, Alex Sandro reforçou as críticas ao uso de grama sintética no futebol. Após um manifesto de grandes jogadores do país, o lateral-esquerdo, que defendeu por muitos anos as cores da Seleção Brasileira se manifestou nesta semana.
“No meu modo particular de jogar, eu prefiro a grama natural, porque sempre fui acostumado a jogar nela. Se for perguntar para os jogadores que sempre jogaram em gramado sintético, eles teriam respostas diferentes. Respeito os clubes que usam essa grama sintética, porém, a minha preferência é atuar em gramado natural”, afirmou Alex Sandro.
Jogador do Flamengo critica grandes clubes
Ainda durante a entrevista concedida à TNT Sports, Alex Sandro criticou grandes clubes que fazem uso do campo sintético – no Brasil, o modelo é utilizado por times como Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR. Na visão dele, esta seria uma alternativa apenas para equipes menores e com poucas condições financeiras.
“Eu entenderia esse uso de grama sintética por times menores, sem grandes rendas. Eu entendo que esse tratamento tem muito custo. Mas quando vem dos times grandes, isso me preocupa. Até porque, outros clubes possam ver e optar por essa grama”, acrescentou.
As declarações de Alex Sandro acontecem às vésperas de mais um jogo do Flamengo em grama sintética. No próximo sábado (1), às 17h45min (horário de Brasília), o Flamengo encara o Vasco no Estádio Nilton Santos (Engenhão). O clássico será válido pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca.

O manifesto dos jogadores brasileiros
No dia 18 de fevereiro, uma lista de jogadores importantes do futebol nacional, como Neymar, Gabigol, Thiago Silva, Bruno Henrique, Philippe Coutinho, Lucas e Alan Patrick, entre outros, critiou a utilização do gramado sintético no país. O texto publicado destacava a frase “Juntos pelo espetáculo. Futebol é natural, não sintético”.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.
Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.
Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.
Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.
FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”, diz o texto.
O Palmeiras não ficou em silêncio após o manifesto dos jogadores e saiu em defesa de seu campo sintético (clique AQUI e entenda a situação).