
A diretoria do Grêmio se movimentou na reta final da janela de transferências interna para qualificar ainda mais o elenco de trabalho do técnico Gustavo Quinteros. Com prazo até esta sexta-feira (11) para contratar atletas que disputaram os últimos estaduais, o Tricolor Gaúcho concretizou um sonho antigo.
O Grêmio chegou a um acordo com o Cruzeiro para contratar Marlon. O lateral-esquerdo, atualmente com 27 anos, era um sonho antigo do Imortal. Nas últimas janelas, o clube gaúcho realizou investidas, mas não obteve sucesso nas tratativas com os mineiros.
Grêmio pode comprar lateral do Cruzeiro
O lateral foi emprestado pelo Cruzeiro ao Grêmio até o final de 2025 e pode acabar comprado em definitivo pela equipe gaúcha. Os valores da operação foram confirmados pelo site Globo Esporte.
Caso Marlon dispute 20 partidas até o final do ano, a cláusula de compra será ativada e o Grêmio terá que pagar R$ 3,5 milhões de euros (R$ 23 milhões) ao Cruzeiro.
No segundo semestre de 2024, o time gaúcho chegou a manter negociações com os mineiros, mas o negócio não foi fechado após a pedida financeira ficar na casa dos 5 milhões de euros.

Agora, a situação de Marlon no grupo celeste mudou. Com a chegada do técnico Leonardo Jardim, o defensor, que já vinha convivendo com críticas da torcida desde o ano passado, perdeu espaço.
Pelo Cruzeiro, ele disputou 100 partidas, somando quatro gols e sete assistências. Em 2025, foram apenas sete jogos, sendo quatro como titular, sem participação ofensiva.
Os planos do Grêmio para a lateral esquerda
O defensor que estava no Cruzeiro é o terceiro lateral-esquerdo contratado pelo time gaúcho nesta temporada. Antes dele, Lucas Esteves, ex-Vitória, e Luan Cândido, ex-Red Bull Bragantino, chegaram para qualificar o elenco de Gustavo Quinteros.
Com Mayk fora dos planos da comissão técnica, o Grêmio, no momento, vê Lucas Esteves como única alternativa à disposição para o setor.
Luan Cândido, que soma duas partidas na temporada, não foi mais relacionado desde as atuações contra Internacional, na final do Campeonato Gaúcho, e Athletic, na Copa do Brasil. Apesar de participar dos treinamentos, ele realiza um trabalho paralelo de reforço físico e tem sofrido para ficar à disposição.