Um ex-jogador de Palmeiras e Botafogo pode retornar ao futebol brasileiro em breve para atuar no Vasco. O clube carioca quer qualificar o grupo do técnico Fábio Carille e pretende aproveitar o período de janela de transferências para fechar com um velho conhecido do torcedor brasileiro.
Segundo informações publicadas pelo jornalista Diogo Dantas, no jornal O Globo, o atacante Erik, que foi revelado pelo Goiás e defendeu Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo antes de se transferir para o futebol da Ásia, entrou no radar do Gigante da Colina.
Vasco quer ex-Palmeiras e Botafogo
A direção vascaína tinha outros três alvos na mira para o setor ofensivo, mas não conseguiu avançar nas negociações. O argentino Cuello, que estava no Athletico-PR, foi anunciado como reforço do Atlético-MG. O guineense naturalizado português Bruma acabou trocando o Braga pelo Benfica, ambos de Portugal.
Já Brian Rodríguez segue com situação indefinida no América do México – o Cruz-Maltino chegou a oferecer US$ 7 milhões (R$ 40 milhões), mas os mexicanos sinalizaram liberar o jogador apenas no meio do ano.
Diante das dificuldades, Erik passou para o início da fila de alvos do Vasco. Com o setor carente, a equipe tem interesse no atacante, de 30 anos, que atualmente defende as cores do Machida Zelvia, do Japão.
![Ex-atacante de Palmeiras e Botafogo pode voltar ao Brasil para atuar no Vasco Vasco Erik Palmeiras](https://egool.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vasco-Erik.avif)
O contrato de Erik com a equipe japonesa tem duração até o final de 2025. No entanto, o jogador já indicou que pretende voltar ao Brasil. Diante deste cenário, a ideia do Vasco é que o atacante consiga a liberação junta ao Machida Zelvia e fique livre no mercado para assinar sem custos de transferência.
Na reta final de 2024, Erik chegou a ser alvo de uma sondagem do Vasco. Agora, o jogador voltou à pauta para a sequência da temporada de 2025. O técnico Fábio Carille já deu aval para a diretoria avançar com as tratativas.
No seu atual clube, Erik acumula 22 gols e 11 assistências em 62 partidas. Além do Machida Zelvia, ele também já passou pelo japonês Yokohama Marinos e o Changchun Yatai, da China.
No futebol brasileiro, o melhor momento de Erik foi entre 2014 e 2015, quando marcou 36 gols e deu quatro assistências em 95 jogos pelo Goiás. Ele também viveu bom momento no Botafogo, entre 2018 e 2019, com 14 bolas nas redes e sete passes decisivos em 46 partidas.