O Botafogo passa por um momento importante de mudanças nos bastidores em meio ao início da temporada de 2025. Após perder o título da Supercopa do Brasil para o Flamengo e às vésperas de iniciar a disputa pela taça da Recopa Sul-Americana contra o Racing, o Glorioso deve anunciar seu novo técnico em breve.
Atual campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, o time carioca está sem comandante desde a saída de Artur Jorge para Al-Rayyan, do Catar, no início do ano. O escolhido pela gestão de John Textor para treinar a equipe em 2025 é outro português.
Quem é o novo técnico do Botafogo?
Segundo informações publicadas pelo site Globo Esporte, o Botafogo está muito próximo de fechar a contratação de Vasco Matos. O técnico, 44 anos, chamou a atenção no comando do Santa Clara, que é sensação da Liga Portugal, aparecendo na 5ª posição com 14 vitórias em 26 jogos na temporada 2024/2025.
O português estava na mira do Botafogo desde o início da procura por um substituto para Artur Jorge. A gestão de Textor já avisou ao Santa Clara que irá pagar a multa rescisória de 1 milhão de euros (R$ 5,9 milhões na conversão atual) para fechar negócio.
![Botafogo topa pagar multa e vai anunciar Vasco Matos; saiba os detalhes Botafogo](https://egool.com.br/wp-content/uploads/2025/01/54160305234_0acea37c77_k-1200x800.avif)
Durante a procura por um novo comandante, o Glorioso chegou a realizar contatos por uma série de nomes. Entre os profissionais que despertaram interesse do time carioca estiveram André Jardine, Tata Martino, Rafa Benítez, Roberto Mancini e Tite, ex-Seleção Brasileira e Flamengo.
O processo durou mais de 40 dias e foi comandado pelo dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). No momento, restam apenas os detalhes finais para que Vasco Matos seja anunciado oficialmente.
Trajetória do novo técnico do Botafogo
Vasco Matos, que despertou interesse de diversos clubes da Europa, inclusive da Premier League, trabalhou em apenas três equipes até o momento. Além do Santa Clara, ele passou por Vilafranquense e Alverca – antes, trabalhou como auxiliar técnico no Casa Pia.
Desde 2023 no Santa Clara, o novo técnico do Botafogo fez história ao levar o clube até o acesso à elite com uma campanha de 73 pontos e a defesa menos vazada da Europa, com apenas 19 gols sofridos em 34 jogos.
O esquema preferido de Vasco Matos ao longo da carreira é o 3-4-3. O português gosta de times com boas defesas e estratégias ofensivas que priorizam transições rápidas.