São Paulo

Sem espaço no Al-Hilal, Marcos Leonardo pode mudar de clube ainda em 2025

Marcos Leonardo pode trocar de clube ainda em 2025

O atacante Marcos Leonardo, de 22 anos, está considerando uma medida drástica para deixar o Al Hilal, da Arábia Saudita. Segundo apuração da ESPN Brasil, o jogador e seu estafe avaliam a possibilidade de pedir rescisão contratual por justa causa, alegando que está sendo “privado” de exercer sua função profissional. O motivo: o clube não o inscreveu na Liga Saudita, o que o impede de atuar na principal competição nacional.

A ausência na lista de inscritos se deve ao limite de estrangeiros acima de 21 anos imposto pela liga local. Mesmo sendo um dos principais nomes do elenco — com 29 gols em 49 partidas desde sua chegada em setembro de 2024 — Marcos Leonardo foi preterido pelo técnico Simone Inzaghi, que optou por outros nomes para compor o grupo. O atacante só poderá atuar em competições continentais, como a Liga dos Campeões da Ásia, o que reduz drasticamente sua participação na temporada.

+ Jhon Árias pode voltar ao Brasil e já entra na mira de clube da Série A

Sem espaço no Al Hilal, Marcos Leonardo pode mudar de clube ainda em 2025
Sem espaço no Al Hilal, Marcos Leonardo pode mudar de clube ainda em 2025. Foto: Divulgação

Sem espaço no Al Hilal, Marcos Leonardo pode mudar de clube ainda em 2025

Diante do cenário, o estafe do jogador estuda recorrer à FIFA com base no artigo que garante ao atleta o direito de exercer sua profissão. Caso a entidade reconheça a justa causa, Marcos Leonardo poderia rescindir o contrato unilateralmente e assinar com outro clube — inclusive fora do período oficial de janela de transferências.

A medida é considerada extrema, mas não inédita. Casos semelhantes já foram registrados em outras ligas, especialmente quando há descumprimento de cláusulas contratuais ou impedimento de trabalho. A FIFA costuma analisar cada situação com cautela, e a decisão pode abrir caminho para que o atacante retorne ao futebol brasileiro ou europeu ainda em 2025.

+ Ex-Flamengo, Gerson está de saída do Zenit e pode fechar com Al-Ittihad

Recentemente, Marcos Leonardo esteve muito próximo de reforçar o São Paulo. O clube paulista chegou a montar uma operação de última hora para contratá-lo por empréstimo, mas o Al Hilal fez exigências financeiras consideradas inviáveis, como o pagamento de R$ 12 milhões por apenas quatro meses de vínculo. A negociação foi encerrada horas antes do fechamento da janela brasileira.

A frustração com o desfecho da negociação e a falta de perspectiva de jogo no Al Hilal aumentaram a insatisfação do jogador. Revelado pelo Santos e com passagem pelo Benfica, Marcos Leonardo vive o auge físico e técnico da carreira e não quer passar meses sem atuar. A possibilidade de rescisão por justa causa surge como alternativa para destravar sua situação.

+ Filipe Luís pode trocar o Flamengo pelo Bayer Leverkusen

Enquanto aguarda uma definição, o atacante segue treinando com o grupo, mas sem previsão de estreia na Liga Saudita. A expectativa é que seu futuro seja resolvido nas próximas semanas, com ou sem intervenção da FIFA.