Corinthians

Abel Ferreira abre o jogo sobre às últimas saídas do elenco do Palmeiras

Técnico explicou o seu posicionamento sobre o vai-e-vem do Verdão

Abel Ferreira abre o jogo sobre às últimas saídas do elenco do Palmeiras após vencer o Grêmio neste sábado, em duelo pela Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Verdão já deixou claro, o seu posicionamento.

Na coletiva após mais uma vitória do Palmeiras, Abel Ferreira mais uma vez provou que suas palavras são tão estratégicas quanto suas escalações.

+ Abel Ferreira revela se o Palmeiras vai buscar substituto para o Mayke

Abel Ferreira revela se o Palmeiras vai buscar substituto para o Mayke
Abel Ferreira revela se o Palmeiras vai buscar substituto para o Mayke. Foto: Reprodução/ SporTV

Abel Ferreira abre o jogo sobre às últimas saídas do elenco do Palmeiras

Em tom sóbrio, sem revelar detalhes, o técnico português deixou claro que há movimentos internos acontecendo — e que nem todos devem ser compartilhados.

“Não vou dizer o que é que nós estamos a fazer — já fizemos isso no passado. Tem coisas que nos ajudam, outras que não, que nos expõem muito. Temos que chegar a um equilíbrio,” disse Abel, ao ser questionado sobre ajustes recentes na equipe.

+ Lucas Evangelista valoriza vitória e exalta elenco após triunfo do Palmeiras sobre o Grêmio

A fala veio depois da vitória justa sobre o Grêmio por 1 a 0, no Allianz Parque, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com problemas de desgaste, o Palmeiras se impôs com intensidade e garantiu mais três pontos com gol de Facundo Torres.

Para Abel, a sequência de jogos cobra o preço. “Com a quantidade de jogos que temos, a energia vai caindo, as decisões deixam de ser tão boas — principalmente no segundo tempo, isso ficou bem evidente. Erros de recepção, de passe… a bola parecia sempre quicar no chão.”

+ Palmeiras encaminha negociação de €16 milhões, diz jornalista

A análise do treinador foi além dos seus próprios jogadores. Ele voltou a pontuar algo que vem martelando há meses: as análises feitas sem considerar o nível de competitividade e qualidade do adversário. “Muitas vezes, quando se faz análise, esquece-se que do outro lado também há um adversário com competências,” afirmou. “Os espaços existem ou não em função disso. Não é só sobre nós.”

Sobre os desfalques que o time vem enfrentando — entre eles Richard Ríos (negociado), Estêvão (negociado) e Paulinho (fora por lesão) — Abel foi direto: “Apesar dos jogadores que saíram, há aspectos que nós temos que melhorar. E os jogadores nem sempre estão no mesmo momento de forma. Nós, treinadores, estamos sempre dependentes dos momentos dos jogadores.”

Questionado sobre o desempenho na competição internacional mais recente, Abel defendeu a participação do Palmeiras no Mundial, mesmo reconhecendo o desempenho abaixo em uma partida específica. “Fizemos uma competição muito positiva, tirando um jogo em que realmente não jogamos bem.”

O técnico também aproveitou para lembrar previsões feitas ainda após o jogo contra o Mirassol. Naquela ocasião, Abel havia afirmado que o time tinha espaço para evolução e voltaria a entrar forte nos primeiros minutos das partidas — algo que, segundo ele, foi cumprido no duelo contra o Grêmio.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 32 pontos e segue firme na perseguição ao Cruzeiro na ponta da tabela, com dois jogos a menos. Mas no discurso de Abel, o foco vai além do placar — está na gestão de energia, na leitura do contexto e na consciência de que nem tudo precisa ser revelado. Às vezes, o segredo é o próprio plano.

Siga o Corinthians no nosso Canal do WhatsApp

Receba as notícias do egool direto no seu WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.

Entrar no CanalOficial do egool.com.br